quarta-feira

CADERNINHO DE MEMÓRIAS DA MANU







Talvez o maior desafio desse trabalho foi quando a Lara (diretora de arte da novela) disse pra mim que tudo teria que ser diferente.
E no artesanato se ouve muito isso: ah, eu quero fazer um produto diferente.
Então eu comecei a pensar no que faria um produto ficar diferente.
Eu logo no início recebi da emissora uma sinopse da novela e os perfis dos personagens que eu trabalharia.
Iná (Nicete Bruno); Manu (Marjorie Estiano); Julia bebê e aos 5 anos ( Jesuela).

Então comecei a estudar esses personagens, imaginar como eles agiriam, suas escolhas, seus desejos, o olhar de cada um para aqueles objetos que foram listados para eu fazer.

Pois bem, dessa forma eu comecei a elaboração de um caderninho de anotações para Manu.
Ah, parece tão simples, tantas papelarias vendem, cada um mais lindo que o outro.

Mas a questão está justamente na história da pessoa e como aquele simples objeto está relacionado com ela.

A Manu é uma pessoa extremamente sensível, com uma relação distante com a mãe que vê a Ana ( grande tenista) como seu troféu, e Manu uma pessoa sem importância.
E como sempre fica em segundo plano, Manu não tem espaço para expressar seus desejos, suas roupas são sem graça, sua aparência sempre morna.

Mas Manu tem desejos, sonhos mesmo que bem escondidos. E a culinária é então revelada como uma forma dela se expressar pro mundo.

Então a partir dessa história eu comecei a elaboração do produto.

Pensei que como seus desejos eram muito contidos, seu caderninho de anotações não poderia ser grande, teria que ser pequeno, assim poderia colocá-lo no bolso se de repente em uma cena, ao fazer anotações de alguma receita que estivesse criando, sua mãe chegasse na cozinha.






Assim seus desejos estariam bem guardados e escondidos incluisive daquela mãe que não entenderia.

A estampa também foi escolhida nesse pensameto. O fouet é um instrumento que serve para misturar cremes de forma perfeita, como Manu deseja, misturas batidas à mão..... manualmente transformadas.

E como a cor da paixão e do desejo é o vermelho a capa não poderia ter outra cor.

Bem tudo isso permeou a história desse simples caderninho de anotações.

Agora ele passa a ser O CADERNINHO DE ANOTAÇÕES DA MANU , porque é único. E isso faz dele um objeto diferente.





Assim, o olhar de quem faz, o autor, vai sendo modificado, e o próprio produto no caso o caderninho de anotações passa a carregar consigo toda aquela história.





E todos os produtos que foram entregues para a novela, foram carregados de histórias, como se tivessem saído da casa de cada uma daquelas personagens.






E assim eu percebi que o que faz um produto ser realmente diferente é como ele é confeccionado, sua história.







Posted by Picasa

3 comentários:

Dicas de meninas disse...

Lúcia, tenho assistido a novela
( mesmo que gravada) e tudo que aparece fico prestando atenção, conheço as coisas que faz e o seu talento.Parabéns por esse trabalho, está tudo muito lindo.Que esse seja o primeiro de muitos, estou torcendo por você .bjs Isabele

luelubordados.blogsport.com disse...

Olá Lucia, perfeita ideia da camisetinha porta da maternidade, depois pode ser usada pelo bebê até ao sexto mês, muito original! Parabéns pelos lindos trabalhos e sucesso na participação com eles na novela! Que seja cada vez mais reconhecido! Felicidades.

joana darc disse...

Olá,visitando seu blog atravez do blog da Irma flor de prenda,amei seus trabalhos,e eu vi a novela...nossa que previlegio fazer parte da novela atravez de seus trabalhos meus parabens e que deus continue te abençoando sempre.Abraços Jo :)
www.joaninhaxavierbds.bçlogspot.com